Header Ads

Existem ao menos 150 tipos de dores de cabeça


Existe uma classificação internacional de cefaleias que distingue ao menos 150 tipos. Esses tipos são divididos basicamente em cefaleia primária, sem causa aparente, e secundária, na qual a causa é identificável. As cefaleias primárias são as mais frequentes, do tipo enxaqueca ou tensional.

De acordo com o neurologista do Hospital Moriah, Dr. Antônio Barata, as características são bem diferentes se comparadas, a enxaqueca é muito forte, lateralizada, ocular, náuseas, entre outros. Já a tensional é fraca, mas contínua, chata, podendo durar semanas, no alto da cabeça ou frontal bilateral.

As enxaquecas acometem as mulheres na proporção de pelo menos 3:1, a cefaleia tensions é proporcional. As crianças não estão imunes. Segundo a ABN, 18% da população brasileira sofre com a enxaqueca. E de acordo com dados do Ministério da Saúde, ela atinge cerca de 5 a 25% das mulheres e 2 a 10% dos homens - principalmente entre 25 a 45 anos.

Em média, uma enxaqueca pode acometer a pessoa de 1 a 4 vezes por semana, mas a cefaleia tipo tensão pode ocorrer até diariamente e durar semanas. "90% das pessoas que têm cefaleia terão resultados positivos com tratamento medicamentoso, a ser escolhido com a ajuda de um médico. O restante poderá ser submetido a tratamentos invasivos como bloqueios, toxina botulínica, radiofrequência ou eletrodos implantáveis sobre alguns nervos no crânio", complementa o profissional.

De acordo com o estudo da ABN, foram respondidos 2.318 questionários online, de forma espontânea.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.